A origem da palavra “coerência” está no latim cohaerentia, que significa “conexão” ou “coesão”.

No mundo físico, dizemos que está em coerência quando tudo está alinhado, num tal alinhamento que as partes se transformam num todo único, chamado de fase condensada, conhecido como Condensado de Bose-Einstein. Por exemplo o raio laser foi descoberto pelos cientistas da Física Quântica e se produziu o feixe de luz coerente, condição onde temos os raios na mesma frequência e em fase e isso produz as características de extrema potência e diretividade. Totalmente diferente da luz de uma lâmpada incandescente que emite luzes em direções aleatórias e em multifrequências, adequado para a iluminação de ambientes.
A característica essencial deste condensado é o fato de diversas partes do sistema ordenado, não só se comportam como um todo, mas também se tornam um todo: suas identidades se fundem de tal forma, que cada uma das partes perde a própria individualidade. Veja as muitas vozes de um coral se tornando em uma única voz ou uma orquestra que, embora cada um toque o seu instrumento, a musica apresentada se torna única, representando uma nova identidade.
A mente e o corpo humano também trabalham em estado de coerência. Esse estado permite todas as células do corpo humano se sensibilizar com a dor de uma picada de abelha instantaneamente, ao mesmo tempo. O processo do funcionamento do nosso cérebro também coloca os neurônios em coerência para que uma miríade de neurônios se associem para desenvolver o pensamento, o raciocínio e a decisão.

Conforme o guru indiano Pramhansa Yogananda, ele define uma pessoa coerente, como aquela que pensa, fala e age da mesma forma. Ser coerente é a melhor forma de honestidade consigo mesmo e gera a confiança nos outros, sendo transparentes e mostrando exatamente como somos. Um grande desafio para qualquer um, mas é um estado que nos traz paz, tranquilidade e torna a qualidade de nossa vida muito melhor. Mais uma vez, entendemos que a felicidade esta em cada um de nós e somos eternamente responsáveis por nós mesmos, deixando de terceirizar os nossos problemas.

Agora vamos transpor esse estado coerente para uma equipe, um grupo, uma agremiação, uma empresa, todos em sintonia com um objetivo único. As crianças tailandesas, 1 milhão, se reúnem e fazem oração pela Paz Mundial em uníssono. As orações coletivas com dia e hora marcados, as religiões sempre acreditaram nessa força coletiva onde todos os vetores estão direcionados para o mesmo sentido e as forças se somam. Um líder de equipe de empresa ou mesmo um capitão de um time de futebol gostariam de ter todos totalmente alinhados e sintonizados no objetivo comum fazendo o seu máximo para a conquista do resultado. Para isso, precisamos de humildade, obediência, disciplina e submissão. Enfim, se estivermos sintonizados com o Universo, Ele saberá nos entender e tudo irá conspirar a nosso favor.

A Coerência entre pensamento, palavra e ação é fundamental para que o Universo entenda o recado que estamos dando. Veja uma situação onde não temos coerência, onde pensamos uma coisa, falamos outra e fazemos diferente, não tem como o Universo nos ajudar e ele nos atender. Ele não entende o que queremos.

A Natureza sempre nos ensina.  Quando vamos aprender a prestar atenção nos seus recados e aprender com ela?

Toshihiro Asamura