A CONSCIÊNCIA E A MATÉRIA

Imprimir

“A Consciência tem a primazia sobre a Matéria”, já dizia Amit Goswami (2007), conclusão a que ele chegou através dos estudos da Física Quântica. E isso, o que tem a ver com a nossa vida?

A Consciência criou a mente e o cérebro, ela é a causa central de tudo que existe nesse mundo e cada ser humano tem essa Consciência com todos os seus atributos.

Vamos entender como isso se desenvolve. Um arquiteto vislumbra uma necessidade e através do seu pensamento idealiza uma solução para isso. Todas as variáveis que vem a sua mente serão consideradas e se inicia uma possibilidade através de um esboço num papel. Muitos rascunhos serão jogados fora, ate chegar a uma solução que atenda todos os requisitos considerados: harmonia, beleza, funcionalidade, tamanho, custo, ambiente exterior, etc. O esboço se transforma em projeto, em lista de materiais, em serviços, especificações, custo e cronograma. Feita a contratação, inicia-se a obra e paulatinamente a solução idealizada começa a se tornar realidade nesse mundo material.  Assim funciona a nossa Realidade: cada um é o responsável sobre tudo que acontece na sua vida, tanto materialmente quanto emocionalmente e espiritualmente.

O processo como funciona a nossa mente é incrivelmente semelhante ao processo quântico. Quando o observador determina o comportamento do elétron como onda ou corpúsculo, ele está exercendo a primazia da consciência sobre a matéria. Nesse mundo de possibilidades, conseguimos realizar o que idealizamos na nossa mente e  quanto mais energia colocamos na opção escolhida, mais probabilidade dela se concretizar.

Com essa constatação científica da primazia da nossa mente sobre a matéria, podemos acreditar que a “Fé move montanhas”.   Não tem uma energia mais forte do que a Fé, não só na religião, mas também no que acreditamos: nas nossas qualidades, nas nossas capacidades, nas nossas preparações, aquela convicção de que não temos dúvidas do nosso sucesso. Quando damos sinais inequívocos do que queremos, do que conseguimos fazer, vibramos constantemente na mesma energia rumo a uma meta, o Universo conspira a nosso favor, Ele percebe o sinal coerente que emanamos para concretizar efetivamente. E lembremos que quanto mais sintonizados com a frequência do bem, da harmonia, do equilíbrio, mais facilmente as coisas se realizam. O Universo é neutro, mas é extremamente equilibrado.

Frequentemente ouvimos falar do poder da mente. Sim a nossa mente tem essa capacidade e quando vemos as experiências das pessoas bem sucedidas, verificamos que muitos fracassos tiveram, mas nunca perderam o foco e por acreditarem em si mesmos, se levantaram de todos os tombos para chegar ao topo da montanha.

Quando colocamos a culpa das nossas adversidades da vida nos outros, nas situações, no exterior, estamos terceirizando a nossa responsabilidade para outros, perdendo o foco e nunca iremos viver a nossa vida, mas sempre do que os outros querem. O nosso desenvolvimento está em assumirmos a nossa responsabilidade para sermos os donos efetivos das nossas vidas e com esse posicionamento, poderemos ser de fato livres no verdadeiro sentido da palavra. Ser livres é podermos escolher entre as inúmeras possibilidades e oportunidades que essa vida nos oferece, a melhor que nos atende para o nosso crescimento e deixar de lado, toda possível influência do ambiente e dos outros.

 Através do nosso entorno, podemos ver como somos, atraímos tudo que vibramos na nossa frequência e se não gostamos da vida que levamos, das companhias que temos, do que temos, basta mudarmos. Simples assim. Todo controle está em cada um de nós e podemos fazer o que queremos e para isso é fundamental assumirmos a responsabilidade de todo o resultado que temos na nossa vida. No lugar de reclamarmos e sermos vítimas de qualquer situação, quando assumimos que somos os responsáveis por isso e não dependemos dos outros para a mudança, será a nossa emancipação.

Se queremos mudar o mundo, vamos iniciar mudando a si mesmo que o nosso entorno irá mudar na mesma proporção que formos mudando.

Vamos confiar na nossa capacidade, mudar o nosso mapa mental, vibrar nas frequências positivas e o nosso mundo será muito melhor.

Toshihiro Asamura